segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O dia em que a Terra Parou!

O título deste post, parece filme de ficção científica, ou música do Raul Seixas, mas realmente houve um dia em que a Terra parou.

O que nos faz afirmar tal fato, é o relato bíblico de Josué 10:12-14, onde diz que: "Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o SENHOR assim a voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel"

Sabemos que a Terra gira em torno de seu próprio eixo (rotação - 24 horas) e em torno do sol (translação - 365 dias e 6 horas). O movimento de rotação ocasiona os dias e as noites, enquanto que a translação provoca as estações do ano.

O texto bíblico diz que o sol se deteve (parou), assim como a lua. Mas há uma discrepância nesse relato, afinal o sol sempre esteve parado. Acontece que naquela época, o pensamento humano era que a Terra estava parada, e o sol e a lua os rodeavam. Na realidade, este foi o dia em que a Terra parou.

Cientistas da NASA tentaram calcular as órbitas planetárias quando enviaram o homem à lua [Toda e qualquer discrepância sobre este fato não vem ao caso no momento]. O problema é que os computadores da época apontaram um erro de cerca de 12 horas e 40 minutos. As 12 horas, só puderam ser 'explicadas' devido o relato bíblico no livro de Josué.

Porém ainda restavam 40 minutos, que só puderam ser explicados graças ao texto de Isaías 38:8, que diz: "Eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim retrocedeu o sol os dez graus que já tinha declinado."

Nos tempo do rei Acaz, eram utilizados relógios solares, que apontavam às horas de acordo com a sombra de uma haste. Havia um semi-circulo (180°, óbvio) que marcava as 12 horas do dia (claridade em função do sol). Cada hora, equivalia a 15°. Logo os 10° que retrocederam, seriam os 40 minutos que restavam nos cálculos da NASA.

Se pensarmos racionalmente, uma parada da Terra ocasionaria uma catástrofe. Basta pensarmos na Inércia... Mas cremos num Deus criador dos céus e da Terra, que ordena todas as coisas, e faz possível o impossível. O Deus que abriu o mar para seu povo passar, teria o poder de parar o universo. Cremos que foi isso que aconteceu naquele fatídico dia em que Josué orou, e Deus agiu de forma extraordinária para que o povo de Israel vencesse os amorreus.

Em 2011, a Terra não vai parar. [Pode ser que em 2012 ela pare] Mas que neste ano que se iniciou há poucas horas, possamos crer que Deus ouve nossas orações, e que aquilo que para nós parece impossível, Deus tem o poder de tornar possível. Afinal para Deus nada é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É isso aí! Comente à vontade!